SETOR NÁUTICO NO DISTRITO FEDERAL



  O setor náutico no DF está em constante desenvolvimento, sendo um dos três setores mapeados pelo projeto Economias Transformadoras: Arranjos Produtivos do Distrito Federal. O objetivo dessa iniciativa é perceber e mapear todos os empreendimentos desse setor para promover o desenvolvimento econômico e social, ajudar na divulgação e, ainda, na formação de novos modelos de negócio para geração de emprego e crédito para o Distrito Federal.

  Foi identificado que Brasília se destaca como a quarta maior frota náutica do país, com a geração de 55 mil empregos diretos e outros 14 mil indiretos, de acordo com dados do SindLazer. Com o mapeamento dos agentes do Economias Transformadoras são identificados os atores de aglomerações produtivas e especializadas, ou arranjos produtivos locais, formalizados ou não.

  Apesar do crescimento dos números em relação à área náutica, não existem ações voltadas para o desenvolvimento, a estruturação e identificação do segmento no Distrito Federal. Com esse levantamento feito pelos agentes do projeto Economias Transformador, será possível discutir uma implantação de um arranjo produtivo no setor náutico do DF, com visão que torne possível o desenvolvimento e crescimento, com projeção no reforço da economia e na geração de emprego e renda na capital do país.

    Até o momento já foram mapeados 41 empreendimentos do setor náutico no Distrito Federal, entre eles estão: Associação Atlética Banco de Brasília (AABR), Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Clube Naval de Brasília, APCEF-DF, ASCADE, ASSEL, ASBAC, ASSEFE, Clube dos Oficiais do (CBMDF), ASSEB, Cota Mil Iate Clube, IATE Clube de Brasília, Minas Brasília Tênis Clube, COPM Distrito Federal, Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro, Associação dos empresários das Marinas do DF, Marcos Prota - Wake Surf, JK SUP - Setor de Clubes Sul - Ponte JK, Marina Cia Lake, Vip Service Club Marina, BBS Náutica, Marina Nauss, Jr Marina, Marina Motonáutica, Vip Marina, Vila Náutica, Real Náutica, Premier Jet, Escola Náutica Você No Comando, Nautica Life, WS Náutica, Happy Day, Lake Palace Turismo Náutico, Paranoá Navegação, Geopetros, Stalma Ribeiro Nascimento Filho, Aqua Brasília, Netuno Turismo Náutico, Encantado Barco de Turismo e Marina Clube do Congresso.

                Além dessas empresas náuticas já mapeadas, o programa Economias Transformadoras tem o intuito de mapear outras empresas que fazem serviços de locações náuticas: clubes náuticos, garagens náuticas, operadores de mergulhos, etc; serviços e equipamentos de transporte turístico: embarcações, frota e aluguel de equipamentos para a prática de atividades do turismo náutico e também serviços mecânicos que atuam diretamente no reparo e conserto de embarcações.

Lago Paranoá o local de expansão do setor náutico em Brasília

  O Lago Paranoá é o local onde o turismo e setor náutico estão em expansão em Brasília. Foi eleito pelo Ministério do Turismo (MTur) um dos cinco destinos para passeio em água do Brasil. Tem mais de 110 km de extensão, o que torna Brasília um dos maiores centros náuticos do Brasil. Os segmentos explorados são: pesca e lazer. Dados do Mtur mostram 55.090 embarcações inscritas, tendo o Distrito Federal a quarta maior frota náutica brasileira. Em termos de moradia na Orla, são mais de 65 mil habitantes com renda média mensal de R $8,2 mil. No local é possível a prática de esporte, passeios e muitas atividades em contato direto com a natureza. Além disso, é possível visitar espaços gastronômicos e de divertimentos que ficam nas margens do lago. 

  A idealização do Lago Paranoá foi do engenheiro, botânico e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, mas a execução e criação foi realizado por causa do edital do concurso que elegeu o projeto arquitetônico urbanístico que foi executado por Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima e Costa. 

  Os pontos turísticos do Lago são: Pontão do Lago Sul; Parque Ecológico Península Sul; Parque Morro da Asa-Delta; Prainha dos Orixás; Ponte Juscelino Kubitschek; Orla JK; Ermida Dom Bosco; Calçadão Asa Norte; Parque das Garças; Prainha do Lago Norte e Mirante do Casal.


Informações úteis sobre o Lago Paranoá:

  O Lago Paranoá é pioneiro na iniciativa no país de ter uma acessibilidade aquaviária, com o tamanho de 48 km, perímetro de 80 km e profundidade máxima de 38 metros e média de 12 metros. Tem uma média por ano de aproximadamente 45 eventos desportivos. Recebe no seu território 38 clubes, 18 marinas, 28 bares e restaurantes e 09 hotéis.

  No momento aproximadamente 67 mil brasilienses possuem habilitação para pilotar barcos, lanchas e veleiros. Apenas no ano de 2021 foram liberadas 2.181 habilitações novas para pilotos amadores.

  Em relação a geração de emprego, um barco gera em média 4 a 7 empregos. Estudos mostram que uma marina de pequeno porte gera 30 a 50 empregos diretos e o triplo indireto.


Histórico do setor náutico no país

  No Brasil, a área de empreendimento náutico cresceu de forma significativa. No início o setor desenvolvido na costa brasileira recebia mais investimentos, deixando na invisibilidade a “malha aquaviária” do interior brasileiro. Porém, nos últimos anos notou-se uma valorização do setor náutico do interior do país.

  Existem investimentos específicos promovidos pelo governo federal, estadual, municipal direcionado para as regiões do interior do Brasil que são contempladas por lagos, rios, lagoas ou represas, isso com o intuito de enriquecer a cadeia econômica desse setor.

  Estima-se no território brasileiro que haja mais de oito mil km de praias e outros canais de navegação, o que fortalece o setor náutico e de turismo náutico brasileiro. Além disso, existe um potencial para o turismo náutico e é notório o crescimento de empresas que atuam na área, principalmente no Distrito Federal. 

     Fonte de pesquisas: Arquivo Público, Secretaria de Turismo do DF, Ministério do Turismo e Sebrae.


A iniciativa pretende fortalecer os três segmentos selecionados.

Icone - Fortalecer
Fortalecer os setores mapeados
Icone - Potencializar
Potencializar a economia local.
Icone - Elevação
Elevação do capital social
Icone - Geração
Geração de emprego e renda
Icone - Parcerias
Desenvolvimento de parcerias
Icone - Divulgação e networking
Divulgação e networking

Participe também, envie informações do seu produto ou serviço!

Envie-nos por Whatsapp