SETOR DE CULTIVO DE VALOR AGREGADO


O Setor recente de cultivo de valor agregado tem como foco o mercado gourmet, e compõe os setores mapeados pelo projeto Economias Transformadoras: Arranjos produtivos do Distrito Federal. Ainda carente de  estruturação, mas com um promissor crescimento futuro, o ramo de cultivo de valor agregado tem um aumento de indicativos econômicos favoráveis e forte  tendência de crescimento.

As mercadorias de produção gourmet tem um alto valor agregado, com a diferenciação dos consumidores que valorizam a qualidade e o custo desses produtos. Dessa forma, esse setor de produtos de cultivos e valor agregado atende a um nicho com pessoas de maior poder aquisitivo e que apreciam coisas novas no mercado da gastronomia. Podemos citar como participantes desse grupo os chefs de cozinha, restaurantes, buffets e hotéis.

A vinda das mercadorias gourmet só aconteceu porque a economia do Brasil evoluiu e permitiu que o conceito de consumo também evoluísse. E com a evolução do conceito de consumo, há criação de preferências mais precisas sobre alimentos, e também a diversidade de ofertas. E quando esses produtos diferenciados constroem a cadeia de valor agregado caracteriza-se o fenômeno dos produtos gourmet. Produtos como o Café com “blend”, de aroma diferenciado, o arroz de diferentes cores e formatos, frutas europeias, produtos orgânicos eram incomuns há duas décadas atrás. Assim como eram incomuns investimento em formas de cultivo e outros fatores necessários para a produção de produtos superiores

O termo gourmet vem da palavra francesa groumet que no francês arcaico significa o servidor de vinho. Esse termo durante muito tempo foi relacionado à bebida, nomeando dessa forma os apreciadores de boa bebida, principalmente vinhos.

A origem da comida gourmet no mundo globalizado está relacionada ao incentivo à produção de produtos regionais com um diferencial: a busca por requinte por meio de consumidores escolherem a comida sofisticada.

Desde o início os produtos gourmet estão associados a seleção criteriosa de do produto, dos ingredientes que compõem. O principal fator de escolha desses produtos é a técnica de cultivo e produção e apresentação do produto.

O produto gourmet é um produto agregado e há diversas estratégias que contribuem para aumentar esse valor agregado. Essa prática de alta geração de valor em produtos é percebida em mercados como o norte-americano, o francês e o italiano e essa prática beneficia muito os pequenos produtores.

As formas de produção, a realidade dos agricultores e a autenticidade dos produtos causa a valorização dos consumidores dos produtos gourmet. Alimentos mais valorizados são aqueles que apresentam maior segurança, rastreabilidade, são saudáveis e produzidos por processos sustentáveis

No Brasil, a agroindústria tem ganhado destaque pela sua integração com as atividades de serviços, com um dos maiores e melhores mercados domésticos. Isso causa a geração de um setor de alimentos-serviços em grande expansão na integração da gastronomia e o turismo, este último como uma grande forma de agregar valor.

No Distrito Federal, o projeto Economias Transformadoras percebe e reconhece sinais recentes das tendências globais e nacionais sobre a transformação da agricultura e também sobre a importância de agregar valor nas cadeias produtivas agrícolas. Além disso, o projeto entende que existe um cenário promissor para a economia local no DF, existe um protagonismo dos consumidores e a necessidade de definição de ações estratégicas que contribuam para apoio ao setor e à construção de políticas públicas levando em conta o desenvolvimento sustentável.

No Brasil há riqueza de diversidade, pluralidade e heterogeneidade cultural, socioeconômica e ambiental, e o Distrito Federal integra essa grande força competitiva.

Diretrizes e Orientações Gerais

        Com os dados coletados pelos agentes, será possível a execução de iniciativas que irão promover a divulgação e a organização do setor de cultivo e valor agregado, tendo como consequência crescimento do setor e geração de emprego e renda para o Distrito Federal.


A iniciativa pretende fortalecer os três segmentos selecionados.

Icone - Fortalecer
Fortalecer os setores mapeados
Icone - Potencializar
Potencializar a economia local.
Icone - Elevação
Elevação do capital social
Icone - Geração
Geração de emprego e renda
Icone - Parcerias
Desenvolvimento de parcerias
Icone - Divulgação e networking
Divulgação e networking

Participe também, envie informações do seu produto ou serviço!

Envie-nos por Whatsapp